quarta-feira, 16 de junho de 2021

As Cortes de Coimbra

João I é aclamado rei de Portugal a 6.04.1385 | Calendários.Info

"Juntos em Coimbra, os prelados e fidalgos que concordavam em defender Portugal e alguns procuradores de certas vilas e cidades do Reino, começaram a falar uns com os outros sobre o governo do reino e sobre quem o havia de governar. Nisto chegou o dia das Cortes (...)
Estava aí um notável varão, grande letrado em leis, chamado Doutor João das Regras. (...) disse aquele doutor (...) assim pelas coisas que vimos até agora, este D. João, Mestre de Avis, que tanto trabalhou e trabalha por honra e defesa destes reinos, é apto e merece esta honra e estado de rei (...). E por acordo unânime de todos os grandes e do povo comum, responderam que elevassem o Mestre à alta dignidade e estado de Rei (...)".

Saber & Fazer: Quais foram as razões apresentadas pelo Doutor João das Regras, nas Cortes de Coimbra, para a escolha do Mestre de Avis como rei de Portugal?

10 comentários:

  1. Como o Mestre de Avis tanto trabalhou por honra e defesa daqueles reinos, era apto e merecia aquela honra e estado de rei. E por acordo do povo, elegeram que elevassem o Mestre à alta dignidade e estado de Rei.
    Catarina, nº8, 7ºG

    ResponderEliminar
  2. As razões apresentadas pelo Doutor João das Regras para a escolha do Mestre de Avis como rei de Portugal foram graças ao trabalho, honra e defesa destes reinos, por isso e por isso Doutor João das Regras achou que era apto e que Mestre de Avis merecia esta honra e estado de rei.

    Beatriz F. Nº.4 Turma:7ºG

    ResponderEliminar
  3. As razões apresentadas pelo Doutor João das Regras, nas Cortes de Coimbra, para a escolha do Mestre de Avis como rei de Portugal foram: o Mestre de Avis trabalhar e ter trabalhado pela honra e defesa daqueles reinos, tentando fazer com que Portugal continuasse a ser um país independente e todos os grandes e o povo comum terem concordado em elevar o Mestre à alta dignidade e estado de Rei.

    Joana Moreira
    nº11
    7ºD

    Joana Moreira
    Nº11
    7ºD

    ResponderEliminar
  4. As razões dadas pelo Doutor João das Regras foram:pelo trabalho, honra e defesa do reino,por isso, o Doutor João das Regras achou que o Mestre de Avis merecia ser rei de Portugal.

    Maria João Cruz 7ºD Nº13

    ResponderEliminar
  5. As razões apresentadas pelo Doutor João das Regras nas cortes de Coimbra, defende que Mestre de Avis trabalhou para defender o povo e defende o povo honrando o estatuto de Rei.

    Rodrigo Moreira 7D n.º 20

    ResponderEliminar
  6. Cândida Rebelo nº6 7ºG:
    A razão apresentada por D. João das Regras para que o Mestre de Avis fosse rei de Portugal foi o trabalho pela honra e defesa do Reino.

    ResponderEliminar
  7. As razões apresentadas por D.João das Regras foram: o facto de ter sido o Mestre de Avis a matar o Conde Andeiro e e o facto dele defender e proteger Portugal com todo o seu ser.
    Carolina Coelho N°4 7°D

    ResponderEliminar
  8. Maria Inês Oliveira nº16 7ºG
    As razões apresentadas pelo Doutor João das Regras foram a honra,defesa do reino,e também pelo trabalho. Com isso,achou que o Mestre de Avis devia ser rei de Portugal.

    ResponderEliminar
  9. A razão apresentada pelo Doutor João das Regras, nas Cortes de Coimbra, para a escolha do Mestre de Avis como rei de Portugal foi o facto deste ter trabalhado e continuava a trabalhar pela honra e defesa do reino de Portugal.
    André Dias Rabaçal N.º 2, 7º D

    ResponderEliminar
  10. As razões dadas pelo Doutor João das Regras eram o trabalho pela honra e defesa do Reino.

    Bernardo Martins nº5 7ºG

    ResponderEliminar

Férias...

Pois bem... estão quase de férias e ansiosos por não ter horários nem obrigações a cumprir. Este foi mais um ano de novas descobert...