Esta é a carta de doação que eu, D. Sancho, pela graça de Deus rei de Portugal, mando fazer da herdade de Pontével, a qual damos e outorgamos a vós, francos de Vila Verde e Lourinhã, para que a tenhais vós e os vossos filhos e todos os vossos sucessores para todo o sempre.
Quem quer que vos quiser tirar esta herdade, maldito seja.
Documentos de D. Sancho I. 1195
Saber & Fazer: Porque terá recorrido o rei de Portugal a estrangeiros para o povoamento de certas regiões?
O rei de Portugal terá feito aquilo porque assim se os Muçulmanos atacassem aquele local quem teria de defende-lo seriam os Francos.
ResponderEliminarPedro Cunha 7ªE
Porque terá recorrido o rei de Portugal a estrangeiros para o povoamento de certas regiões?
ResponderEliminarO rei de Portugal recorreu a estrangeiros para colonizar e proteger os territórios conquistados.
O Rei de Portugal terá recorrido a estrangeiros para o povoamento de certas regiões pois, Portugal naquela altura não tinha população suficiente para o fazer, e era necessário as terras estar povoadas para a defesa e para a manutenção delas próprias (as terras).
ResponderEliminarMatilde Matos 7G
Para levar ao aumento da população e levar aconquista de novas terras.
ResponderEliminarLuana Correia
N:14
7G
O rei de Portugal terá decorrido a povos estrangeiros para mais tarde ter a sua ajuda.
ResponderEliminarSimão 7ºG
Nesses tempos vieram para Portugal os cruzados para ajudar os reis a combater os mulçulmanos , como forma de agradecemento o rei dava algumas terras para que as povoassem e cultivassem.
ResponderEliminarO povoamento das terras abandonadas foi uma das suas principais preocupações. O rei de Portugal recorreu a estrangeiros para o povoamento de certas regiões porque eles não recebiam soldo.
ResponderEliminarRenata Regadas Nº17 7ºD
nesta época os cruzados vieram para portugal para ajudar os reis a combater contra os muçulmanos e de recompensa o rei doava-lhes regiões para que eles as povoassem e as cultivassem, assim contribuiu para o desenvolvimento do país.
ResponderEliminarIsabel Bessa, 7E , n13
O rei de portugal queria mais população para próximas conquistas, garantindo já a ajuda destes.
ResponderEliminarAfonso Teixeira 7ºD
Cândida Rebelo nº6 7ºG:
ResponderEliminarD. Sancho I queria povoar todas as regiões reconquistadas para que as mesmas não fossem invadidas pelos muçulmanos.
O rei D. Sancho I recorreu a estrangeiros para povoar certas regiões pois nesse tempo Portugal não tinha população suficiente para manter e defender as suas terras, nem para conquistar novas.
ResponderEliminarAndré Dias Rabaçal N.º2 7º D
O rei recorreu a estrangeiros para povoar as terras pois tinham de defender os territórios conquistados pelos Portugueses
ResponderEliminarMargarida Neves Ribeiro N12 7D
Nessa altura vieram para Portugal estrangeiros para ajudar os reis a combater os mulçumanos, então como forma de agradecimento o rei dava algumas terras para cultivar e povoar.
ResponderEliminarAriana Ramalho
7E
Sou o Pedro Branco n17 turma 7E
ResponderEliminarRecorreu aos estrangeiros pois tinha muitos mais reforços e tinha com que alguém o ajudasse
Para que se eles atacassem os francos defendiam. Gabriel Amorim 7E
ResponderEliminarO Rei de Portugal pediu ajuda ao estrangeiro para povoar as outras terras devido as invasões muçulmanas e com mais povoamento mais pessoas para defender o país
ResponderEliminarRodrigo Silva Nº21 7ºE
O Rei quis recorrer aos estrangeiros pois se os muçulmanos atacassem D.Sancho I teria ajuda para defender.
ResponderEliminarO rei de Portugal decidiu que os estrangeiros povoassem essas terras porque se eles fossem atacados por ases francos ajudavam a defender o país.
ResponderEliminarJéssica n14 7E
O rei de Portugal recorria a estrangeiros para o povoamento de certas regiões, porque o país não tinha habitantes suficientes, e assim evitava que estas fossem invadidas por outros povos.
ResponderEliminarAfonso nº2 7ºE
Para levar ao aumento da população e levar aconquista de novas terras.
ResponderEliminarSARA,N21,7D
Como o país não tinha população suficiente, D. Sancho I recorreu a estrangeiros para o povoamento de certas regiões, de modo a não perder os territórios conquistados.
ResponderEliminarJoana Moreira
Nº11
7ºD
O rei de Portugal terá feito aquilo porque assim se os Muçulmanos atacassem aquele local quem teria que defende-los seriam os Francos.
ResponderEliminarO rei de Portugal recorreu a estrangeiros (que o ajudaram a combater os muçulmanos, e são chamados cruzados) para povoar certas terras (colonizar), pois, era um agradecimento pelo que fizeram, e, assim, havia menos hipóteses aos muçulmanos para invadirem, para além disso estas teriam uso agrícola, que tornava o reino ligeiramente mais rico.
ResponderEliminarD.Sancho I, filho de D. Afonso Henriques e de D. Mafalda, ficou conhecido como o Povoador.
ResponderEliminarUma das suas principais preocupações foi o povoamento de terras abandonadas. Para isso ele pediu ajuda a estrangeiros para combaterem contra os muçulmanos e assim continuou com a expansão do reino. De recompensa ele ofereceu terras e forais.
Sofia Silva 7ºB nº 22
D.Sancho I, rei de Portugal terá recorrido a estrangeiros para colonizar e proteger os territórios conquistados para não existir o risco dos muçulmanos reconquistarem esses territórios .
ResponderEliminarD. Sancho, povo-ou estas terras para evitar que as mesmas fossem invadidas e tomadas pelos muçulmanos. E assim, estas terras serviam como agradecimento aos estrangeiros pelo serviço prestado.
ResponderEliminarO rei de Portugal recorreu a estrangeiros, pois, como estes ajudaram-no a combater os muçulmanos, era como um agradecimento pelo que fizeram. Com isto, havia menos hipóteses de os muçulmanos invadirem novamente, Portugal.
ResponderEliminarD.Sancho recorreu aos estrangeiros, pois assim evitando outra invasão dos muçulmanos e como recompensa aos estrangeiros que ajudaram no combate aos muçulmanos.
ResponderEliminarIris Pereira 7ºH
D.Sancho recorreu aos estrangeiros para o ajudarem na luta contra os muçulmanos e como forma de agradecimento concedeu-lhes territórios para serem povoados e defendidos.
ResponderEliminarMatilde Martins 7ºB nº18