D. Afonso III, pela graça de Deus rei de Portugal, a todos os do meu reino (...) saúde. Sabei que mando fazer uma feira na minha vila da Covilhã, em cada ano, pela festa de santa Maria de agosto, e mando que essa feira dure oito dias (...). Todos os que vierem a essa feira para vender ou para comprar fiquem seguros que não serão penhorados por qualquer dívida (...), a não ser por dívida em dinheiro feita na dita feira. E, para que ninguém tema vir a esta feira, (...) ponho como pena que, quem agredir os homens que vierem a esta feira, me pague seis mil soldos e o dobro do que tiver tirado ao respetivo dono.
Chancelaria de D. Afonso III.
Saber & Fazer: Refere duas medidas de proteção aos feirantes.
Explica as vantagens para o rei da realização de feiras e mercados.
Para proteger os feirantes, D.Afonso III ponha como pena aquém roubasse pagar seis mil soldos a D.Afonso III e pagasse o dobro do que roubou ao feirante.
ResponderEliminarCom estas feiras o comércio desenvolvia-se e se alguém comete-se um crime o rei ganhava seis mil soldos
Pedro Cunha 7ºE
1- As medidas de segurança são: quem agredir os feirantes tem de pagar seis mil soldos e quem tiver roubado terá de pagar o dobro.
ResponderEliminar2- As vantagens das feiras e mercados eram o crescimento económico.
sou o pedro branco nº17 e turma 7ºE
ResponderEliminartodos que fossem á feira podiam estar seguros que não seriam penhorados de dívidas a não ser por dívida em dinheiro feito na feira, e para ninguém ter medo punha como a pena de quem agredir o homens que fossem á feira. As vantagens eram que ia receber o dinheiro que fosse feito na feira e também podia receber o seis mil soldos e o dobro que tivessem tirado ao dono e assim o rei ficava com muitas mais vantagens.
Duas medidas tomadas para proteger os feirantes são:
ResponderEliminar• não teriam nenhuma dívida: “Todos os que vierem a essa feira para vender ou para comprar fiquem seguros que não serão penhorados por qualquer dívida (...)não ser por dívida em dinheiro feita na dita feira”;
• Os feirantes e os clientes estão seguros: “para que ninguém tema vir a esta feira, (...) ponho como pena que, quem agredir os homens que vierem a esta feira, me pague seis mil soldos e o dobro do que tiver tirado ao respetivo dono.”
As vantagens são:desenvolvimento do comércio na cidade, prestígio para o Rei e novas pessoas para comprar produtos.
Os feirantes para vender e para comprar não eram obrigados a qualquer dívida e quem os roubasse teria que pagar seis mil soldos ao rei, e o dobro que teria roubado do individuo teria de o ser devolvido.
ResponderEliminarOs reis têm vantagens com a realização para as feiras e mercados porque com o passar do tempo estes passaram a ser espaços de negócios para outras regiões.
Professora não consegui mandar do meu email normal mas neste funcionou. Sou o Afonso Moreira Teixeira da turma 7ºD
As medidas de proteção aos feirantes são: Os feirantes não são penhorados por qualquer divida e se alguém agredisse os feirantes tinha de lhe pagar seis mil soldos e o dobro do que tivessem ao respetivo dono.
ResponderEliminarVantagens para o Rei: Desenvolvimento do comércio na cidade, prestígio para o Rei e novas pessoas para comprar produtos.
As duas medidas são: isenção de penhora das dividas a todos os feirantes e que as eventuais agressões a feirantes serão punidas através de pagamento de seis mil soldos e o dobro do que tiver tirado ao respetivo dono, ao rei.
ResponderEliminarAs vantagens são a oportunidade de evolução do comércio e conseguir lucro através do comércio efetuado (impostos).
Matilde Matos 7G
Ficam asenros de penhoras e quem fizer mal aos participantes são punidos.Expande o comercio.
ResponderEliminarLuana Correia
N:14
7G
1-Não penhorar por qualquer dívida a não ser as feitas na própria feira todos os que participassem na feira.
ResponderEliminarPôr uma multa de seis mil soldos e o dobro do que tivesse tirado ao respetivo dono, a quem agredisse os participantes na feira.
2-O rei incentivava a realização de feiras como forma de desenvolver o comércio.
As duas medidas de proteção aos feirantes foram as penas que eram pagar seis mil soldos ao rei e o dobro do que tiver tirado ao respetivo dono
ResponderEliminarAs vantagens do rei a para a realização das feiras e dos mercados é que se desenvolvia o comércio e quem batesse nos feirantes teria de pagar ao rei 6000 soldos.
Uma das medidas de proteção aos feirantes é que quem agredisse os homens que fossem à feira seriam bastante penalizados e a outra medida é que os feirantes que fossem exercer atividade nessa feira, não seriam penhorados por qualquer dívida, sem ser dívida em dinheiro feita na dita feira.
ResponderEliminarAs vantagens para o rei na realização de feiras e de mercados era que promoviam o comércio interno e atraíam muitos mercadores, chegando mesmo a haver feiras internacionais.
Os feirantes não serão penhorados por qualquer divida,e quem os agredisse era punido em 6 mil euros e o dorbro do dinheiro roubado. Com isso o rei recebia esse dinheiro e a divida em dinheiro feito na feira.Simão 7ºG
ResponderEliminarquem agredir os feirantes tinha que pagar seis mil soldos e o dobro do que tiver tirado ao respetivo dono.
ResponderEliminarguilherme araujo
As duas medidas de proteção aos feirantes eram que, quem atacasse as pessoas tinha de lhe pagar seis mil soldos e também o dobro do que tivesse tirado ao respetivo dono.
ResponderEliminarAs vantagens para o rei na realização destas feiras e mercados eram que como a feira demorava oito dias ele ganhava mais dinheiro e depois também se alguém atacasse alguém tinha de lhe pagar seis mil soldos.
Duas das medidas de proteção aos feirantes eram que estes não seriam penhorados por qualquer dívida e que quem os agredisse teria de pagar uma quantia elevada. As vantagens que o rei obtia através da realização de feiras e mercados eram que receberia de um ladrão seis mil soldos e o dobro do que este roubara.
ResponderEliminarquem fosse vender ou comprar na feira, não iria ser penhorado por dívidas, ou seja , se tivesse dívidas o rei não as pagaria, quem agredisse as pessoas da feira iria ter que pagar ao rei 6 mil soldos e o dobro que tivesse tirado ao respetivo dono.
ResponderEliminarIsabel Bessa, 7E , n13
as feiras e os mercados eram um método de rendimento para o rei, pois ele recebia os impostos dos mercadores, também contribuiam para o desenvolvimento do país.
ResponderEliminarIsabel Bessa, 7E , n13
Inês Pires, 7d, n 10
ResponderEliminarCom as feiras os Reis conseguiam aumentar a sua riqueza.
Leonardo Vieira 7G n 13
ResponderEliminarPara proteger os feirantes D.Afonso III,castigava os indivíduos fazendo eles pagar seis mil soldos e pagar o dobro que tivesse tirado aos feirantes.
As vantagens para o rei da realização de feiras e mercados era expandir o comercio e lucrar através disso.
Sara Fernandes nº21,7D
ResponderEliminarDuas medidas utilizadas para a proteção dos feirantes são que não teriam nenhuma dívida,pois todos que fossem há feira para vender ou comprar ficariam seguros que não seriam penhorados por qualquer dívida("não ser por dívida em dinheiro feira na dita feira").
Outra medida de proteção é que os feirantes e os clientes ficariam seguros("para que ninguém tema vir a esta feira,(...)ponho como pena que,quem agredir os homens que vierem a esta feira,me pague seis mil soldos e o dobro do que tiver tirado ao respetivo dono).
As vantagens para o rei era que ia receber o dinheiro feito na feira,e se alguém cometesse algum crime ,este recebia 6 mil soldos e o dobro que tivesem tirado ao dono.
Cândida Rebelo nº6 7ºG:
ResponderEliminarAs duas medidas de proteção eram:
• Não eram penhorados por qualquer dívida, a não ser por dívida em dinheiro feita na dita feira;
• Em caso de agressão, eram multados com seis mil soldos mais o dobro que tivessem tirado ao dono.
A vantagem do rei ao realizar as feiras eram os impostos dos mercadores, pois iam diretamente para a fortuna do rei.
As duas medidas de proteção aos feirantes que lhes permitia sentirem-se seguros eram:
ResponderEliminar- Que feirantes e visitantes (compradores) não seriam penhorados por qualquer dívida, a não ser por dívida em dinheiro feita na feira;
- Que eventuais agressões a feirantes seriam punidas com o pagamento de seis mil soldos ao rei e o dobro do que tivesse sido roubado ao respetivo dono.
As vantagens da realização de feiras e mercados para o rei, eram o desenvolvimento do comércio e o aumento da sua riqueza quando se verificava situações de agressão ou roubo.
André Dias Rabaçal N.º2 7º D
Afonso França nº2 7ºE
ResponderEliminarAs duas medidas de proteção aos feirantes eram, quem agredisse ou roubasse teria que pagar seis mil soldos ao rei e o dobro do que tiver tirado ao respetivo dono e quem entrar na feira não será penhorado por qualquer dívida. As vantagens de fazer feiras para o rei eram os impostos que lhe eram pagos e os seis mil soldos que recebia de quem agredia ou roubava os feirantes.
As duas medidas para proteger os feirantes foram:
ResponderEliminar-Não tinham dividas apenas eram penhorados com a divida feita pela dita feira
-Quem agredisse os feirantes era obrigado a pagar 6 mil soldos ao rei e o dobro ao respetivo dono
As vantagens do rei com as feiras e mercados era fazer com que a sua riqueza aumentasse e fazer crescer o comercio
Margarida Neves Ribeiro N12 7D
Quem fosse a feira não seria penhorado por qualquer divida,isto é, se tivessedividas ao rei não pagaria.
ResponderEliminarAriana Ramalho
Turma 7E
As duas medidas de proteção aos feirantes eram, quem agredisse alguém teria que pagar seis mil soldos ao rei e o dobro do que tiver tirado ao respetivo dono e quem entrar na feira não será penhorado por qualquer dívida.
ResponderEliminarAs vantagens de fazer feiras para o rei eram os impostos que lhe eram pagos e os seis mil soldos que recebia de quem agredia ou roubava os feirantes.
Bernardo Martins nº5 7ºG
Com as feiras os Reis conseguiam aumentar a sua riqueza
ResponderEliminarLuana Castanheira 7ºg nº15
Devido a muitos roubos D.Afonso III inventou uma maneira de «parar» os roubos por isso por cada roubo o ladrão teria de pagar 6 mil soldos ao rei e o dobro ao feirante roubado.
ResponderEliminarRodrigo Silva Nº21 7ºE
As duas medidas de proteção aos feirantes eram : quem agredisse ou roubasse teria que pagar seis mil soldos ao rei e o dobro do que tiver tirado a vítima e quem entrar na feira não será penhorado por qualquer dívida. As vantagens de fazer feiras para o rei eram os impostos que lhe eram pagos e os seis mil soldos que recebia de quem agredia ou roubava os feirantes.
ResponderEliminarAna Sofia Fonseca , nº2, 7ºG
As duas medidas de proteçao aos feirantes eram:
ResponderEliminar- Quem agredisse os feirantes era obrigado a pagar 6 mil soldos ao rei e o dobro ao respectivo dono;
- Não eram penhorados por qualquer dívida, a não ser por dívida em dinheiro feita na dita feira.
As vantagens da realizaçao de feiras eram: os impostos que eram pagos ao rei e para complementar, a quantia de dinheiro dos roubos (6 mil soldos).
Angélica Moreira, nº3, 7ºG
Para a protecção dos feirantes quem lhes roubasse ou agredisse teria de pagar o dobro que roubou ao respectivo dono e não seria posta nenhuma divida aos feirantes.
ResponderEliminarO Rei ganhava nas feiras 6 mil soldos se alguém agredisse um feirante e também ganhava uma divida em dinheiro na dita feira.
Para proteger os feirantes D.AfonsoIII decidiu que quem roubasse os feirantes Teri que pagar seis mil soldos.
ResponderEliminarJéssica n14 7E
Para proteger os feirantes o rei impôs uma regra em que quem roubasse aos feirantes tinha de lhes pagar o dobro do que lhes roubou e também tinha que pagar 6000 soldos ao rei.
ResponderEliminarCom as feiras o comércio desenvolvia-se e o rei ganhava dinheiro.
Dário Oliveira, nº5, 7º D
ResponderEliminar1- O rei protegia os feirantes com isenção de penhora por dívida alguma antes e depois da feira, exceto uma dívida de dinheiro contraída na própria feira. Também protegia os feirantes contra quem lhes fizesse mal (multas - 6000 soldos).
2- As vantagens para o rei eram que com o estimulo comercial o próprio rei ganhava dinheiro pois os comerciantes tinham de pagar "portagens".
uma medida de proteger os feirantes era , quem roubasse a um feirante tinha que pagar 6 mil soldos mais os danos causados.
ResponderEliminarCom as feiras o comérçio desenvolvia-se mais entao os reis ganhavam mais.
Diogo Silva
Nº9
7ºG
Todos os que fossem à feira para vender ou comprar podiam ficar seguros pois não seriam penhorados por qualquer dívida.A não ser por dívida em dinheiro feita na dita feira. E, para que ninguém temesse ir à feira.Ele punha como pena que, quem agredir os homens que viessem à feira, me pagava ao rei seis mil soldos e o dobro do que tiver tirado ao respetivo dono.
ResponderEliminarAriana Ramalho Turma7E
Duas medidas de segurança aos feirantes eram:
ResponderEliminar. a única dívida que teriam seria uma parte do que fizessem na feira;
. para que não ajam roubos, quem os praticasse teria que pagar como pena seis mil soldos e o dobro do que tivesse tirado ao respetivo dono.
As vantagens para o rei eram:
. desenvolvimento do comércio interno;
. ficaria com uma parte do lucro de quem conseguisse vender, e, com a pena de seis mil soldos se alguém roubasse.
Leonor Sousa nº14 7ºH
As duas medidas de proteção aos feirantes, que o rei D. Afonso III ordenou foi que quem agredisse os homens que fossem àquela feira, pagassem 6 mil soldos ao rei e o dobro do que roubou ao feirante. Assim o rei concedia regalias aos feirantes com a isenção de taxas e proteção nas viagens de mercadores e compradores.
ResponderEliminarAs vantagens para o rei da realização de feiras e mercados eram o desenvolvimento da agricultura, do artesanato e do comércio, aumento da população, aumento da riqueza do rei pois ele cobrava impostos aos feirantes das vendas que estes faziam nas feiras e também de quem rouba-se. Por isso o rei lucrava sempre com a realização das feiras.
Sofia Silva 7ºB nº22
A pena de quem agredisse os homens que fossem à feira era de 6000 soldos e quem roubasse tinha de pagar o dobro do que tivesse tirado ao respetivo dono. As vantagens para o rei eram que com a realização das feiras ele ganhava dinheiro ,pois os comerciantes tinham de pagar impostos e ainda recebia os 6000 soldos de quem agredisse, ou seja o rei ganhava bastante dinheiro com as feiras .
ResponderEliminarNão serão penhoradas quaisquer dívidas, a não ser dívidas de dinheiro na feira. Quem agredir quem vier à feira terá de pagar 6000 soldos ao rei e o dobro do que tiver tirado ao proprietário.
ResponderEliminarO rei ganhava muito dinheiro com as feiras, por causa dos ladrões e dos agressores.
Não eram cobradas quaisquer dívidas, a não ser dívidas de dinheiro na feira. Se alguém agredisse visitantes da feira teria de pagar ao rei 6000 soldos e o dobro do que tirou ao dono.
ResponderEliminarO rei ganhava dinheiro com as feiras, por conta das agressões e dos ladrões.
1-"Não serão penhorados por qualquer dívida (...), a não ser por dívida em dinheiro feita na dita feira."
ResponderEliminar2"Ponho como pena que, quem agredir os homens que vierem a esta feira, me pague seis mil soldos e o dobro do que tiver tirado ao respetivo dono."
As vantagens para o rei era que assim ganhava muito dinheiro com as feiras e desenvolvia o comercio.
Iris Pereira 7ºH
As medidas de proteção aos feirantes são isenção de impostos e de proteção aos feirantes contra quem os roubar. As vantagens das feiras e mercados era que desenvolvia o comércio interno.
ResponderEliminarMatilde Martins nº18 7ºB