quinta-feira, 20 de maio de 2021

Um banquete medieval





Cabia a cada um servir-se, à mão, dos alimentos que desejasse. Em ocasiões solenes, os grandes senhores ficavam afastados dos restantes convivas, numa mesa à parte, por vezes, colocada sobre um estrado, para, numa posição mais elevada, poderem ser mais apreciados pelos restantes. Durante e após a refeição ocorriam espetáculos em que participavam vários tipos de artistas. 

Saber & Fazer: Carateriza o ambiente de festa em que se podia manifestar a cultura cortesã.

34 comentários:

  1. Por vezes os senhores ficavam sentados numa mesa aparte em cima de um estrado e depois da refeição ocorriam espetáculos com diversos artistas.
    Renata Regadas Nº17 7ºD

    ResponderEliminar
  2. Os grandes senhores ficavam afastados dos outros convivas porque eram mais importantes e depois da refeição havia convívio e actuações de vários e diferentes artistas.

    ResponderEliminar
  3. Joana Moreira
    nº11
    7ºD

    A cultura cortesã era manifestada nas cortes luxuosas do rei e da nobreza e nos palácios e castelos.

    ResponderEliminar
  4. O ambiente de festa em que se podia manifestar a cultura cortesã era um ambiente social, nas cortes, que geralmente tinha muitas pessoas, tinha banquetes, e também havia atuações de diferentes artistas.


    Pedro Pinheiro nº18 7ºE

    ResponderEliminar
  5. O ambiente de festa em que se podia manifestar a cultura cortesã era um ambiente social nas cortes, tinha muitas pessoas, tinha banquetes,danças , jogos e também havia espetáculos de diferentes artistas.
    Ana Sofia Fonseca , nº2 , 7ºG

    ResponderEliminar
  6. A cultura cortesã estava presente nas cortes luxuosas dos reis e nobres que passaram a ser centros de convívio e de cultura. Nos palácios e castelos, jograis (animadores da corte) tocavam, cantavam, dançavam e faziam rir. Por sua vez, os trovadores recitavam poemas e, além disso, havia banquetes grandiosos.
    André Dias Rabaçal n.2 7ºD

    ResponderEliminar
  7. A cultura cortesã era manifestadas nos palácios do rei em que todos estavam sentados a mesa e depois das refeições assistiam a espetáculos.

    Margarida Neves Ribeiro 7D N12

    ResponderEliminar
  8. O ambiente de festa na cultura cortesã era so agrado dos reis e dos seus senhores: os alimentos eram servidos à mão a cada convidado, os senhores ficavam afastados dos restantes e durante as refeições ocorriam espetáculos, isto é, havia trovadores e jograis que cantavam músicas, cantigas de amor.
    Maria João Cruz 13 7D

    ResponderEliminar
  9. Cândida Rebelo nº6 7ºG:
    O ambiente das festas caracterizava-se pela presença de trovadores e jograis que recitavam cantigas de amor e entretinham o público.

    ResponderEliminar
  10. Maria Inês Oliveira nº16 7ºG
    O ambiente das festas era caracterizado pela presença dos provadores e jograis que recitavam as cantigas de amor e animavam o público presente.

    ResponderEliminar
  11. O ambiente de festa caracterizava-se pelo facto dos trovadores e dos jograis recitarem cantigas de amor, assim entretendo o público. Também nao esquecendo dos famosos banquetes, rodeados de pessoas importantes da época.

    Angélica Moreira, nº3, 7ºG

    ResponderEliminar
  12. A cultura cortesa surgi-o na corte, onde jograis, trovadores e saltimbancos animavam o ambiente das festas, existiam banquetes onde não faltava comida e havia muitas pessoas onde se destacavam os nobres que normalmente ficavam numa posição de superioridade para serem vistos e admirados.
    Matilde Matos 7G

    ResponderEliminar
  13. O ambiente das festas da cultura cortesã caractrizava se pela presença dos provadores e jograis que recitando cantigas de amor entretinham o público que estivesse presente.
    Sara Ferreira n°21 7°g

    ResponderEliminar
  14. Nas manifestações a cultura cortesã era definida por dança, musica, festa, literatura, folclore e arte. O comportamento dos padrões de crenças do povo.

    Inês Mendes 7ºG

    ResponderEliminar
  15. Os jograis,trovadores e saltimbancos surgiram das cortes de forma a animarem as festas onde só os nobres podiam mostrar o quanto eram superiores .


    Luana Correia
    N:14
    7ºG

    ResponderEliminar
  16. Cláudia n9 7ºE
    Cada pessoa comia a comida á mão e os senhores mais importantes comiam em cima de um elevado estrato, para serem admirados pelos convidados.

    ResponderEliminar
  17. O ambiente de festa da cultura cortesã estava presente nos palácios e nos castelos, onde os trovadores recitavam poemas e os jograis animavam o ambiente.
    Carolina Coelho;Nº4;7ºD

    ResponderEliminar
  18. O ambiente de festa que se podia manifestar era:nas cortes, sendo que em ocasiões solenes os grandes senhores ficavam afastados numa mesa à parte em cima de um estrado para serem admirados pelos restantes,existia também banquetes sendo que cada um tirava o que queria à mão e por fim durante e após as refeições os jograis tocavam,cantavam,dançavam e faziam rir,por sua vez os trovadores recitavam poemas de amor.

    Matilde Duarte Fernandes n15 7D

    ResponderEliminar
  19. O ambiente da festa era agradado so pelo rei e os nobres ficavam numa posição de superioridade. Gabriel Amorim 7e

    ResponderEliminar
  20. sou o pedro branco nº17 turma 7ºE
    o ambiente da festa que se podia manifestar a cultura cortesã era, onde tinha bastante gente, onde tomavam a sua refeição e depois da refeição, ocorriam espetáculos.

    ResponderEliminar
  21. O ambiente de festa era divertido pois havia espetáculos durante e após a refeição, os grandes senhores ficavam mais afastados dos restantes e conviviam numa mesa a parte e a cada um cabia servisse à mão dos alimentos que quisesse.

    Pedro Cunha Nº19 7ºE

    ResponderEliminar
  22. O ambiente das festas da cultura cortesã caractrizava se pela presença dos provadores e jograis que recitando cantigas de amor.

    Bernardo Martins nº5 7ºG

    ResponderEliminar
  23. Era um ambiente povoado,religioso e amoroso


    Simão Nº22 7ºg

    ResponderEliminar
  24. O ambiente das festas era muito divertido pois enquanto se comia ,havia espetaculos e cada um podia comer aquilo que quisesse.

    ResponderEliminar
  25. Era um ambiente de festa e luxo , havia diversos entretimentos e quem se quisesse servir podia.
    Afonso nº2 7ºE

    ResponderEliminar
  26. O ambiente de festa em que se podia manifestar a cultura cortesã era manifestada nos palácios e castelos nas cortes luxuosas do rei e da nobreza.

    Mariana Neves Boticas nº14 7ºD

    ResponderEliminar
  27. cada um servir-se, à mão, dos alimentos que desejasse. Em ocasiões solenes, os grandes senhores ficavam afastados dos restantes convivas, numa mesa à parte.

    ResponderEliminar
  28. Havia espetáculos durante e após as refeições, cada um se servia dos alimentos que quisesse. Já os grandes senhores ficavam mais afastados dos restantes em uma mesa a parte, sem esquecer que o clima , bem era um clima divertido.

    Lara Ribeiro nº15 7E

    ResponderEliminar
  29. conviviam entre eles .guilherme araujo

    ResponderEliminar
  30. O ambiem-te era caracterizado por bobos e provadores que animavam a festa

    7G Nº10

    ResponderEliminar
  31. O ambiente de festa da cultura cortesã estava presente nos palácios e nos castelos, onde os trovadores recitavam poemas e os jograis animavam o ambiente.
    SARA,N21,7ºD

    ResponderEliminar
  32. A cultura cortesã estava nas cortes luxuosas dos reis e nobres e eram centros de convívio e de cultura. Mostrava a nova mentalidade senhorial, em que havia poesia, música e conversação. Eram animadas pelos jograis que faziam rir, tocavam, dançavam e cantavam, e normalmente não eram muito cultos, ao contrário dos trovadores que compunham as cantigas de amigo, cantigas de escárno ou maldizer e as cantigas de amor.

    ResponderEliminar
  33. Matilde Ferreira Martins nº18 7B20 de junho de 2021 às 19:56

    O ambiente que se vivia nas cortes era um ambiente de festa, de convívio, onde também estavam presentes sessões de poesia, havia jograis que tocavam e cantavam.
    Matilde Martins nº18 7ºB

    ResponderEliminar
  34. Estas festas e banquetes da cultura cortesã eram realizadas em cortes luxuosas. Eram festas sempre muito animadas com música, danças e espetáculos feitos pelos bobos. Nestes banquetes mostrava-se a abundância, exagero e variedade de comida enquanto que por outro lado o povo passava muitas dificuldades e fome.
    Sofia Silva 7ºB

    ResponderEliminar

Férias...

Pois bem... estão quase de férias e ansiosos por não ter horários nem obrigações a cumprir. Este foi mais um ano de novas descobert...