A peste é uma doença contagiosa grave provocada por uma bactéria. A epidemia da peste que afetou a Europa no séc. XIV teve origem na Ásia Central. Foram os navios dos comerciantes que, trazendo nos seus porões ratos contaminados pela peste, introduziram a doença na Europa. A partir daí, espalhou-se rapidamente, sendo a doença transmitida pelas pulgas existentes nos ratos e, depois, pelo contágio direto entre as pessoas.
A Peste Negra manifestava-se através de infeções pulmonares e inchaços em todo o corpo sendo acompanhada por febres altíssimas. Os seus efeitos eram muito rápidos e quase sempre fatais.
Saber & Fazer: Relaciona a evolução da peste negra com a quebra demográfica.
Saber & Fazer: Relaciona a evolução da peste negra com a quebra demográfica.
A peste negra originou uma quebra demográfica, porque se espalhou rapidamente e os seus efeitos (infeções pulmonares inchaços em todo o corpo e febres altíssimas) eram muito rápidos e quase sempre fatais.
ResponderEliminarJoana Moreira
Nº11
7ºD
Cândida Rebelo nº6 7ºG:
ResponderEliminarComo a doença era altamente contagiosa, a doença propagou-se rapidamente e com os inchaços e infeções pulmonares a pessoa infetada morria em poucos dias (3 a 4 dias) e assim esta doença dizimou um terço da população europeia.
Maria Inês Oliveira nº16 7ºG
ResponderEliminarComo a doença era de grande contágio,propagou-se rapidamente.A pessoa ficaria com inchaços e infeções pulmonares, morrendo ao fim de 3/4 dias.
Como a doença era altamente contagiosa, e com os inchaços e as infecçoes pulmonares, a pessoa morreria muito recentemente. Nesse curto prazo de tempo e pela doença ser contagiosa, as mortes aumentaram cada vez mais, assim dizimou 1/3 da populaçao.
ResponderEliminarAngélica Moreira, nº3, 7ºG
Inicialmente a Peste Negra transmitia-se através das pulgas dos ratos que vinham nos barcos da Ásia Central.
ResponderEliminarMais tarde a transmissão desta doença passou a ser também entre pessoas, dado que ela era muito letal, e a transmissão mais alargada o impacto nas populações foi maior o que aumentou a taxa de mortalidade, criando uma quebra demográfica.
Matilde Matos 7G
A conjunção de fomes, pestese guerras que se viveu causou uma grande quebra democratica, reduzindo o número de braços disponiveis para trabalhar e de bocas para alimentar.
ResponderEliminarMaria João Cruz
Com a evolução da Peste negra , houve uma queda demográfica porque era quase impossivel alguém infetado não morrer visto ser uma infenção pulmonar , inchaços por todo o corpo acompanhado por febres altas sendo os efeitos muito rápidos sendo a taxa de sobrevivência muito pequena .
ResponderEliminarAna Sofia Fonseca , nº2 , 7º G
A peste negra como era muito mortal e contagiosa, muitas pessoas morreram e levaram a quebra demográfica.
ResponderEliminarO ambiente de crise agravou-se com a chegada, à Europa, da Peste Negra. Originária do Oriente, expandiu-se quase por toda a Europa pelo seu carácter altamente contagioso. As precárias condições de higiene pública e privada facilitaram a propagação da doença.
ResponderEliminarAndré Dias Rabaçal n.º 2 - 7º D
Sou o Pedro Branco n17 turma 7E
ResponderEliminarA quebra demográfica era são causadas por quebras populacionais de pouca duração, e peste já é u da doença bastante contagiosa mas com o passar do tempo tudo foi evoluindo
A peste negra é relacionada com a quebra demográfica porque as pessoas estavam a morrer muito rápido e não havia cura para a doença ainda.
ResponderEliminarCom a evolução da Peste Negra, a população diminuiu drasticamente. Esta doença era altamente contagiosa e espalhou-se rapidamente devido às precárias condições de higiene pública e de higiene privada. Com isto, cerca de um terço da população da Europa foi dizimada.
ResponderEliminarCarolina Coelho Nº4 7ºD
A evolução da pesta negra, teve um resultado catastrófico, milhões de pessoas morreram. Cerca de 1/3 da população europeia morreu devido à pesta negra e estima-se que mais de metade terá morrido como consequência da crise da pesta negra.
ResponderEliminarA Europa estava neste período devastada pela fome, pelas más condições de higiene e ainda pelas guerras constantes tudo isto levou a que a Europa ficasse muito mais vulnerável às doenças, por isso a Peste Negra espalhou-se muito rapidamente entre a população levando à morte um elevado número de pessoas e como consequência uma grande quebra demográfica.
ResponderEliminarBernardo Martins nº5 7ºG
Com a evolução da peste negra mais pessoas morriam.
ResponderEliminarJessica n14 7E
Como havia fomes as defesas eram fracas e com a peste muita gente morria.
ResponderEliminarSimão Carvalhosa Nº22 7ºG
Aconteceu uma queda demográfica devido ao aumento da mortalidade que a peste negra causou.
ResponderEliminarSara Ferreira n°21 7°g
Aconteceu uma queda demográfica devido ao aumento de mortes graças á peste negra.
ResponderEliminarBeatriz F. nº.4 turma: 7ºg
Devido a alterações climaticas que levaram a uma falta de produção agricola e as varias guerras infrentadas a população deixou de produzir bem alimentares,para piorar a situação depararam se com a peste negra onde muita gente morreu o que causou uma queda aumento de população.
ResponderEliminarLuana Correia N:14 7ºG
Com a peste negra, morreu muita gente em toda a europa e isso fez diminuir a população.
ResponderEliminarCláudia Santos, nº9, 7ºE
A peste é uma doença contagiosa grave provocada por uma bactéria. Afetou a Europa no séc XIV através de meios queque traziam ratos contaminados, sendo a doença transmitida pelas pulgas dos ratos. A peste dizimou milhares de pessoas devido ao seu rápido contágio entre as pessoas. Deste modo houve uma grave quebra demográfica na população europeia.
ResponderEliminarA peste negra,espalhou-se rapidamente e os Seus efeitos sendo muito rápidos e fatais,originaram uma queda demográfica.
ResponderEliminarSara,nº21,7ºD
Como morria muita gente por causa da doença houve uma grande queda demográfica não esquecendo as fomes e as guerras
ResponderEliminarGonçalo nr 12 7 E
A peste negra espalhou-se muito rápido dando origem a crise demográfica pois a tacha de mortalidade era muito alta
ResponderEliminarMargarida Neves Ribeiro
N12 7D
A Peste Negra era uma doença muito contagiosa e mortal, pelo que provocou muitas mortes contribuindo para a quebra demográfica.
ResponderEliminarA peste originou uma quebra demográfica , pois rapidamente a peste espalhou se e as pessoas rapidamente ficaram contagiadas com a peste e morriam passado pouco tempo.
ResponderEliminarAriana Ramalho
7°E
N°:4
A peste rapidamente se espalhou e as pessoas ficaram contagiadas e morriam , pois não havia cura , originando uma quebra demográfica
ResponderEliminarLuana Rocha , n16 , 7E
A peste originou grande caus porque todos que a apanhavam era quase sempre fatal. Gabriel Amorim
ResponderEliminarA peste originou-se no oriente vindo de navios que trouxeram a peste negra originando a epidemia que matou grande parte da população europeia.
ResponderEliminarAfonso nº2 7ºE
A peste negra originou uma quebra demográfica, porque se espalhou rapidamente e os seus efeitos (infeções pulmonares inchaços em todo o corpo e febres altíssimas) eram muito rápidos e quase sempre fatais.
ResponderEliminarrenata regadas 7ºd
Devido as alterações climáticas que levaram a uma falta de produção agrícola e várias guerras enfrentadas a população deixou de produzir alimentos , e para piorar a situação depararam-se com a peste negra onde muita gente faleceu, assim causando a queda demográfica
ResponderEliminarLara Ribeiro nº:15 7ºE
Como a Peste Negra evoluiu muito rapidamente e de forma fatal, mais de um terço da população morreu, dando origem a uma forte quebra demográfica.
ResponderEliminarMatilde Martins nº18 7ºB
Com a fome vieram as doenças. A peste negra originou uma grave crise económica e demográfica. A população com poucas condições de higiene não possuía resistência para enfrentar a doença. Esta peste negra espalhou-se por todos os países da Europa aumentando e muito a taxa de mortalidade.
ResponderEliminarSofia Silva Nº22 7ºB