( D. Fernando) mandou que se escrevessem (...) todos os navios que em seu reino houvesse, com mais de 50 tonéis (...) . E posto assim em livros o dia e preço porque foram comprados ou feitos de novo (...), tudo aquilo que esses navios lucrassem de idas e vindas, pagassem para a bolsa dessa companhia duas coroas por cento; e que fossem duas bolsas, uma em Lisboa e outra no Porto (...) para do dinheiro delas se comprarem outros navios em lugar daqueles que se perdessem, por tormenta ou naufrágio (...) ou tomados por inimigos.
Fernão Lopes, Crónica do Rei D. Fernando, Prólogo (adaptado).
Saber & Fazer: Indica, partindo do documento, o principal motivo da criação da Companhia das Naus.
Cândida Rebelo nº6 7ºG:
ResponderEliminarA Companhia das Naus surgiu porque muitas embarcações não voltavam. Assim, pagavam à bolsa da companhia duas coroas por cento, e, caso a sua embarcação não voltasse, recebia um "seguro".
O motivo da criação das naus é os navios perderem se logo as naus eram criadas para receberem outro navio.Simão Carvalhosa nº22 7ºG
ResponderEliminarInês Mendes, 7ºG.
ResponderEliminarTodos os navios que chegavam, tinham de pagar, caso não chegassem, recebiam um seguro.
Luana Castanheira 7ºg nº15
ResponderEliminarA Companhia das Naus surgiu porque muitas embarcações não voltavam. Assim, pagavam à bolsa da companhia duas coroas por cento, e, caso a sua embarcação não voltasse, recebia um "seguro".
As embarcações nao voltavam e se nao voltassem pagavam o seguro. Gabriel Amorim 7E
ResponderEliminarClaudia nº9, 7ºE
ResponderEliminarA companhia das naus servia para juntar dinheiro para comprar navios novos, quando fosse necessário
A companhia das naus surgiu pois, havia embarcações que não voltavam e por isso anites de embarcar tinham de dar ao rei algum dinheiro para se o barco não voltasse este pode-se comprar outro
ResponderEliminarO principal motivo para a Companhia das Naus foi porque as muitas das suas muitas embarcações não voltavam. Assim, pagavam à bolsa da companhia duas coroas por cento, e, caso a sua embarcação não voltasse, recebia um "seguro".
ResponderEliminarTiago Santos nº23 7ºD
O principal motivo para a criação da Companhia das Naus, foi criar um sistema através do qual se realizavam pagamentos pelas deslocações efetuadas pelos navios e assim haveria dinheiro para substituir os navios perdidos
ResponderEliminarRenata Regadas Nº17 7ºD
Era importante pois era uma companhia de seguros, "tudo aquilo que esses navios lucrassem era para a bolsa dessa companhia duas coroas por cento" que proporcionava certa segurança em caso de um sinistro, " para do dinheiro delas se comprarem outros bens que se perdessem, por tormenta(...) ou tomados por inimigos", fomentando assim o desenvolvimento da marina.
ResponderEliminarMaria João Cruz 7D N13
o principal motivo era tudo aquilo que esses navios lucrassem de idas e vindas, pagassem para a bolsa dessa companhia duas coroas por cento e que fossem duas bolsas, para do dinheiro delas se comprarem outros navios em lugar daqueles que se perdessem.
ResponderEliminarsou o pedro branco nº17 turma 7E
A companhia das Naus surgiu devido a muitas embarcações nao voltarem por isso pagavam a companhia duas coroas por cento e caso a embarcação não voltasse recebia uma espécie de seguro
ResponderEliminarRodrigo Silva Nº21 7ºE
ANDRÉ DIAS RABAÇAL N.º 2 - 7ºD
ResponderEliminarA companhia das Naus Funcionava como uma espécie de companhia de seguros, proporcionando aos proprietários de navios uma certa segurança em caso de acontecer algo às suas embarcações.
Todos os navios de peso superior a cinquenta tonéis tinham que ser registados, pagando uma percentagem dos lucros (duas coroas por cento). Estes fundos serviam não só para cobrir os prejuízos das embarcações que se afundassem ou sofressem qualquer tipo de avarias, mas também, para financiar a construção de novas embarcações.
A companhia das naus surgiu pois, havia embarcações que não voltavam e por isso antes de começar a viagem tinham de fornecer ao rei algum dinheiro para se caso o barco não voltasse poder-se substituir o mesmo. André Couto Nº3 7ºD
ResponderEliminarA Companhia das Naus surgiu porque muitas embarcações não voltavam e assim recebiam dinheiro pela perda delas.
ResponderEliminarRodrigo Moreira 7D n.º 20
A companhia das naus surgira pois como muitas embarcações não voltavam. Com a companhia das naus, se se pagasse 2 coroas por cento, recebia-se um seguro caso não voltasse.
ResponderEliminarPedro Pinheiro nº18 7ºE
O principal motivo de criação da Companhia das Naus foi porque muitos navios não voltavam, então caso isso acontecesse recebiam um seguro pelas perdas do navio.
ResponderEliminarMargarida Neves Ribeiro N12 7D
A companhia das naus surgiu porque muitas naus que saíam não voltava e assim, pagavam à bolsa da companhia duas coroas por cento, e, caso a sua embarcação não voltasse, recebia um "seguro".
ResponderEliminarAna Sofia Fonseca nº2 7ºG
A companhia das naus surgiu porque, havia embarcações que não voltavam e por causa disso antes de começar a viagem tinham de fornecer ao rei algum dinheiro para se caso o barco não voltasse poder-se substituir o mesmo.
ResponderEliminarines pires, 7D n 10
A Companhia das Naus foi criada, porque haviam muitos prejuízos, pois muitas das embarcações ficavam com algum tipo de avaria ou afundavam, sendo preciso dinheiro para pagar novas embarcações.
ResponderEliminarJoana Moreira
nº11
7ºD
A companhia de Naus surgiu pois muitas embarcações não regressavam. Por esse motivo antes que as embarcações partissem tinham de dar uma quantia de dinheiro ao rei , para caso a embarcação não volta-se o rei pode-se comprar outro navio. Lara Ribeiro nº 15 7E
ResponderEliminarA companhia das naus surgiu para angariar dinheiro para repor as embarcações que não voltassem.Rita N°18
ResponderEliminarA companhia das Naus surgiu para que houvesse um seguro,nos momentos em que se perdiam embarcações.Assim o rei estava de certa forma assegurado a nivel monetario para a construção de novas embarcações.
ResponderEliminarLuana Correia
N:14
7G
A companhia das naus surgiu para repor as embarcações que se perdiam e para angariar dinheiro.
ResponderEliminarAfono Teixeira 7ºD Nº1
A companhia das naus foi criada para que sempre se perdesse o barco ou tiverem roubado o barco o barco era substituído pelo um barco novo.
ResponderEliminarBernardo Martins nº5 7ºG
A Companhia das Naus surgiu porque muitas das embarcações nao voltavam. Para que entao, pagassem para a bolsa dessa companhia duas coroas por cento. Se o barco nao voltasse, o dinheiro que foi fornecido servia para substituir o mesmo.
ResponderEliminarAngélica Moreira, nº3, 7ºG
Como havia muitas embarcações que não chegavam ao seu porto,sempre que alguem quisesse fazer imbarcações tinha de pagar uma certa quantia ao rei ,pois assim ,se acontecesse alguma coisa com o navio, o rei poderia comprar outro.
ResponderEliminarO principal motivo pelo que a companhia das naus ter surgido foi que muitas das suas embarcações iam mas não voltavam.Por isso pagavam para a bolsa duas coroas por cento porque assim se algum dos seus barcos não voltasse podiam comprar um barco novo.
ResponderEliminarA companhi das naus surgiu,porque muitas embarcações não voltavam.Assim, pagavam à bolsa da companhia duas coroas por cento, e, caso a sua embarcação não voltasse, recebia um "seguro".
ResponderEliminarSara Fernandes,nº21,7ºD
A Companhia das Naus surgiu,porque havia muitas embarcações que não voltavam então criaram um seguro.
ResponderEliminarPorque se perdessem o barco haveria dinheiro para substitui lo por outro.
Ariana Ramalho
Turma 7E
N4
A companhia das naus surgiu para quando um navio chega-se ele tinha que pagar mas se o navio não volta-se eles tinham um seguro.
ResponderEliminarJéssica n14 7E
a companhia das naus foi criada , porque se um navio se perdesse eles tinham um seguro.
ResponderEliminarLuana Rocha ,n16 , 7E
A companhia das naus foi criada porque se um barco se perdesse eles tinham seguro
ResponderEliminarLuana Rocha ,n16 , 7E
O principal motivo para a criação das espécie naus foi:para proporcionar aos proprietários de navios uma certa segurança em caso de sinistro e fomentando, assim, o desenvolvimento da marinha portuguesa.
ResponderEliminarA Companhia das Naus funcionava como uma companhia de seguros e foi criada com o objectivo de não ter tanto prejuízo quando alguma nau se perdesse por tempestades, sofresse um naufrágio ou fosse tomada por inimigos.
ResponderEliminarAfonso nº2 7ºE
O principal motivo da criação da Companhia das Naus foi porque muitos navios não voltavam, então quando isso acontecesse estes recebiam um seguro pelas perdas do navio.
ResponderEliminarMariana Boticas nº14 7ºD
O motivo pelo qual a Companhia das Naus foi criada, foi porque muitos dos navios que iam não voltavam, logo para não terem tanto prejuízo criaram esta companhia.
ResponderEliminarCarolina Coelho Nº4 7ºD
O motivo da criação da companhia de naus foi Muitos navios não voltavam então recebiam uma espécie de seguro
ResponderEliminarGonçalo Silva nr 12 7E
o motivo da criacao da Companhia das Naus foi porque muitos navios não voltavam, então caso isso acontecesse recebiam um seguro.
ResponderEliminar7G Nº10
A Companhia das Naus funcionava como um seguro, pois muitos barcos não voltava e se isso acontece-se recebiam um seguro.
ResponderEliminarBernardo Neves 7H
A Companhia das Naus foi criada como um fundo destinado a compensar os proprietários dos barcos em caso de avaria ou de naufrágio. Assim os barcos eram registados e por cada viagem pagavam uma percentagem dos lucros que transportavam, para que se algum dia tivessem um problema no barco como uma avaria ou um naufrágio fossem ajudados no conserto ou na compra de um novo. Funcionava como uma espécie de seguro.
ResponderEliminarSofia Silva 7ºB Nº22
Como haviam muitos naufrágios e roubos, muitos mercadores perdiam todo o seu sustento, e não podiam voltar a realizar as trocas comerciais. Por isso, criou-se a Companhia das Naus (que era uma espécie de seguro como existe hoje) que, pagavam e os assegurava de que se acontecesse algum percalço, teriam na mesma o que lhes tinha sido roubado/estragado.
ResponderEliminarO principal motivo da companhia das naus era assegurar que se algo de mal acontecesse com os barcos houvessem outros que os substituíssem. Estes seriam pagos com o dinheiro da companhia das naus
ResponderEliminar